Obstetrícia

  Obstetrícia é a especialidade médica que atua no cuidado das gestantes. O pré-natal deve ser iniciado a partir do momento que a mulher descobre que está grávida e representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. As consultas devem ser mensais até às 32 semanas, quinzenais das 32 até 36 semanas e semanais a partir das 36 semanas até o parto, que acontece em torno das 40 semanas. 

  A consulta de pré-natal inclui anamnese, exame físico e avaliação dos exames laboratoriais e de imagem, além do diálogo entre o obstetra e a gestante sobre as suas dúvidas e preocupações a fim de construir uma boa relação médico-paciente. 

  Os exames de rotina para triagem de situações clínicas de maior risco no pré-natal são solicitados na primeira consulta e alguns deles deverão ser repetidos no segundo e terceiro trimestre da gestação. 

 

  Fazem parte dos exames de rotina:

- Hemograma completo

- Tipagem sanguínea e fator RH

- Coombs Indireto, se Rh negativo

- Exame qualitativo de urina e cultura de urina

- Glicemia de jejum

- Sorologias para HIV, sífilis, hepatites B e C

- Toxoplasmose IgG e IgM

- Teste de tolerância à glicose com 75g (0/60/120) - segundo semestre gestacional

- Cultura vaginal e anal para estreptococo do grupo B (GBS) a partir das 35 semanas

- Ecografias obstétricas (principais)

- Morfológica do primeiro trimestre (avaliação da translucência nucal)

- Morfológica do segundo trimestre

- A assistência do pré-natal bem estruturada pode promover a redução dos partos prematuros e de cesáreas desnecessárias, de crianças com baixo peso ao nascer, de complicações de hipertensão arterial na gestação, bem como, da transmissão vertical de patologias como o HIV, sífilis e as hepatites.

 

  No entanto, para que essa assistência seja efetiva, é importante que abarque os seguintes aspectos:

  Captação precoce – quanto antes a gravidez for diagnosticada e a gestante receber os cuidados da equipe perinatal, mais precocemente poderão ser detectados problemas passíveis de controle ou de cura.

  Frequência e periodicidade adequadas – é preciso garantir que a gestante receba o atendimento necessário em seis consultas, no mínimo, durante a gravidez.

Obstetrícia

Pré-Agendamento

Agende sua consulta WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais