Indução da Ovulação

  O controle ou indução da ovulação para otimização do período fértil, também conhecido como coito programado, é uma técnica de baixa complexidade em reprodução humana. Nas técnicas de baixa complexidade a fertilização ocorre no corpo da paciente, sem a necessidade de uso do laboratório; são tratamentos mais simples, naturais e de menor custo.

Indução da Ovulação

Perguntas Frequentes

Quais as indicações do controle e da indução da ovulação?

O acompanhamento ecográfico é indicado para acompanhar o crescimento dos folículos ovarianos e predizer o momento da ovulação. É realizado com ecografias seriadas ao longo do ciclo menstrual e auxilia o casal a programar as relações sexuais nos dias de maior fertilidade, aumentando assim as chances de obter gestação.  

Em algumas situações clínicas os ovários não conseguem produzir e liberar óvulos maduros de forma natural, sendo necessário o emprego de medicações indutoras para auxiliar neste processo. As medicações podem ser utilizadas também com a finalidade de aumentar o número de óvulos a serem liberados no ciclo, aumentando as probabilidades de sucesso. 

Quais são os casais que podem se beneficiar desta forma de tratamento?

Para que a indução ou controle ecográfico possam ser empregados na otimização das chances de gravidez natural é indispensável que o casal possua sêmen normal, tubas uterinas pérvias e reserva ovariana adequada. A avaliação médica detalhada dos pacientes é fundamental para que esta técnica seja corretamente indicada. 

Quais são as medicações utilizadas nesta forma de tratamento?

De acordo com a avaliação médica individualizada podem ser empregadas medicações para estimular o funcionamento ovariano, o recrutamento, maturação e liberação de óvulos como Clomid®, Indux®, Letrozol®, Menopur®, Puregon®, Choriomon® e Ovidrel®.

Por quantos ciclos deve ser feito o tratamento? Quais são as chances de gestação?

Em geral, esta técnica de baixa complexidade é realizada por 03 a 06 ciclos. As chances de sucesso variam de acordo com as condições de saúde e idade do casal, na ausência de outras doenças associadas e em casais jovens a chance mensal de gestação é de cerca de 16%; com a repetição de ciclos esta é cumulativa, atingindo cerca de 75% em 06 meses. Na ausência de gravidez após este período, opções de tratamento mais complexas devem ser discutidas.

Qual a chance de ter gêmeos usando indutor da ovulação?

Quando há ovulação múltipla se elevam as chances de gestação gemelar, estudos mostram que pacientes que usaram indutores possuem chances até 10% maiores de engravidar de gêmeos.

Como o tratamento funciona?

Após a menstruação (3º ou 4º dia) realizaremos uma ecografia basal, com o objetivo de identificar se há algum cisto remanescente do ciclo menstrual anterior e programar o uso de indutores. No decorrer do ciclo serão realizadas ecografias seriadas – em geral em torno do 8º – 10º e 12º dias – para avaliar o crescimento folicular. Quando o (os) folículo (os) atinge (m) o tamanho adequado poderá ser empregada uma medicação para promover a liberação do (os) óvulo (os) e orientar o período das relações sexuais. Após o período fértil realizaremos a última ecografia do ciclo para avaliar a presença de corpo lúteo e a espessura endometrial. 

Pré-Agendamento

Agende sua consulta WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais